sábado, 13 de março de 2010

Adeus, Maggie... A morte é, se lhe parece.

A Maggie, nossa cadela de cerca de 8 anos, morreu nessa madrugada. Estava doente... Sofreu e morreu em silêncio, como a maioria dos animais. Acabamos de enterrá-la no meio do bambuzal, na companhia solitária e sob o olhar enigmático de um de seus filhos, Mancuso. Aqui em casa não somos do tipo que equiparamos o amor que sentimos pelas pessoas ao que sentimos pelos animais. Mas amamos os animais em geral e os cães em particular. A morte dela, contudo, me faz tocar nesse assunto deveras delicado e triste. Acredito em vida após a morte. Simplesmente porque acredito que todos aqueles que amamos nessa vida que conhecemos estejam juntos em outro plano. Um plano superior ao nosso, que ainda não atingimos porque não chegou o momento. Outro dia li um texto da Martha Medeiros que dizia que só morreremos de verdade quando ninguém mais se lembrar de nós. Tomara que seja ssim. E sendo, sempre me lembrarei com carinho e saudade daqueles que se foram. Entre essas pessoas, que espero reencontrar um dia, estão as 'mulheres da minha vida' - minha avó materna, minha mãe, minha mulher e minha filha - e muitas pessoas queridas também. A morte é parte da vida, dizem. Mas o difícil é aceitar, compreender, entender e receber a morte. Confesso que as mortes sofridas me tornaram mais preparado, mas nunca o suficiente. Lembro até que antes havia uma espécie de 'quarentena' qdo perdíamos alguém. Havia um período de retirada de cena. De reflexão. Nos dias atuais enterramos alguém e temos que ir trabalhar... Às vezes nem enterramos... Enfim, são os tempos modernos (?!). Confesso que ainda tenho medo da morte. Por isso me apego à vida! Adeus, Maggie...

8 comentários:

  1. Uauuuuuuuuuuuuu... Nossa primo vc realmente arrasou nos textos heim... parabéns ficou show de bola....
    Bjx

    ResponderExcluir
  2. ufaaaaaaaaaaaaa!! consegui fazer esse comentário rsrsr....verdade primo mulheres q amamos!! lembrar de alguém q partiu desperta-nos muita saudade...Isto é muito bom:lembrar-se de quem se ama.Assiim como nós, os ausentes também sentem a noossa falta,uma vez que não morreram,apenas sairam do nosso cículo de relações, de convivência.
    Jamais faça da saudade um desespero q só aumentará o seu sofrimento,causando também naqueles q partiram uma dor desnecessária.
    Recorde-os confiante de que vivem em outro lugar, certo de que um dia iremos reencontrá-los...
    Maggie ...foi mais uma convivência de alguns anos q a partir de hj ficará na eterna lembrança da saudade...Mas enfim essa é a lei da vida e temos q nos conciliarmos com esta experiência e... parabéns por esses comentários... Li também em um livro q nunca devemos dizer "Adeus! e sim "Até breve"!! então digo aqui até a próxima... bjs

    ResponderExcluir
  3. Dimas, meu amigo... Mais uma vez, muito interessante o que você disse.
    Eu não temo a morte. Pelo menos não a minha. Sempre temi que ela se apresentasse a mim por um dos meus. E assim aconteceu. E como já te falei, vou seguindo a passos de tartaruga..rsrs
    Não por não aceitar as coisas, mas pelo desamparo mesmo. Pela falta do meu amigo. Eu não perdi " o pai". Pelo menos não somente. Perdi meu amigo e o meu maior companheiro de toda a vida. (Era impressionante como ele me conhecia. Só de olhar. Aliás, só ele tinha esse "poder"). Como eu disse que o amava e como ouvia isso diariamente.Que bom que tivesse tempo para isso.
    E eu reconheço a falta que o corpo físico me faz. Quem dera que tivesse tamanho conhecimento e sabedoria para não pensar ou sentir isso. Aprendi. Muito, demais. Provavelmente o que levaria mais uma vida para aprender se não tivesse passado por isso. Mas o que mais me consola é a certeza que ele continua me acompanhando, e por isso eu não posso decepcioná-lo. Preciso ser e fazer por onde ele possa me receber feliz e orgulhoso quando chegar o meu momento.
    E citando Kardec:
    "Nós semeiamos na terra o que colheremos na vida espiritual. Podemos escolher se colheremos os frutos de nossa coragem ou de nossas fraquezas". Eu vou ficando com a primeira opção... Bj.

    ResponderExcluir
  4. Oi Wal, lindo e verdadeiro seu comentário. Penso mts vezes que minha principal missão aqui nessa vida é lutar para me tornar um ser humano melhor e digno de td aquilo que receber de Deus e da própria vida. Bjs...

    ResponderExcluir
  5. Olá "autor", desse texto, que até agora não resolvi se achei forte ou doce. Os dois na verdade, eu acho.Mas tb isso não é importante diante da sua grandeza.
    O que vim dizer é que por esses e ouros inúmeros motivos, eu tento todos os dias, a todo momento, respeitar, valorizar e amar as pessoas enquanto estão aqui, de corpo presente. Tb já vivi grandes perdas, aprendi com elas, mas a principal lição é realmente aproveitar cada minuto como eles se fossem os últimos. Claro que nem sempre é possível, os problemas existem,(a vontade de esganar "uns por ai" tb,rsrs) mas vou tentanto...
    Um abraço, parabéns.
    Edna - B.H / Walquíria - V.R.

    ResponderExcluir
  6. e ae primo ?? como estão indo as coisas? passo aqui para falar um pouco sobre essa data 18 de abril de 2010... q simboliza um tp, tp eesse q não pára...ele faz com q tomamos uma certa distância e desta distância visualisar um ângulo, nesse ângulo existem as visões de tudo q foi bom e do q não foi, na verdade nem importa muito pq estamos certos de temos coragem para corrigi-los e direcionar as boas e as ruins tbém, portanto esse msm tp nos deixa descalcificado vai faltando algumas colunas e temos q ser sábios para erguer outras, na certeza de serão mais fortes e resistentes para prosseguirmos
    firmes e certos de q não vamos de forma alguma desmoronar... tudo q falta temos q saber repor sabendo q é uma tarefa dificilima... e nesse ângulo tem q estar a sabedoria... e se é nessa sabedoria q vamos apreciar melhor o sabor da vitória... Então primo saboreie este dia, abrace, beije, aproveite esse momento de agora e não perca nada,não deixe passar uma virgula se quer...Desejamos à vc mil felicidaes... prosperidades... sabedoria e acima de tudo coragem e seja forte nesses embates da vida....
    Deixo aqui nesta página os votos de um feliz aniversário e q esta data se repita e prolongue por eternos e longos anos...vc é uma pessoa muito especial... bjsss fique na benção de Deus e seja muito feliz...

    ResponderExcluir
  7. Prima, não nem como acrescentar nada ao que vc disse... Apenas, muito obrigado por vc ser tão especial e ter construído essa bela família que eu adoro! Bjs

    ResponderExcluir
  8. q bom q desse ângulo alguém pode encontrar alguma coisa boa q construi( minha familia)e iisso q é satisfação pra mim... e Deus agrada disso sermos fracos quando fortes e fortes quando fracos...Q bom q hj eu posso dizer não tenho um número grande de pessoas ao meu redor,as q tenho são poucas, mais são valiosas e valem ouro... nem me importa a quantidade o q quero e q elas sejam de qualidades... como são... são poucas mais verdadeiras...bjss parabénsssssssssss

    ResponderExcluir